Acompanhe-nos:

Acompanhe-nos:

11/08/2017
› Wickert busca na Coreia solução para resíduos sólidos da região

Os resíduos sólidos são um problema que os municípios da região do Vale do Rio Pardo estão buscando uma solução conjunta. Na próxima semana, o Prefeito de Venâncio Aires e Presidente do Consórcio de Serviços Intermunicipal do Vale do Rio Pardo (CISVALE) embarca para a Coreia do Sul, com o intuito de conhecer o trabalho feito naquele país que reutiliza cerca de 90% do lixo que produz.

Giovane Wickert ficará dez dias na missão Coreia, conjuntamente com empresários e lideranças da região em uma viagem organizada pela Câmara Brasil - Coreia. Com cronograma de viagem programado, o grupo irá visitar a Prefeitura de Seoul para conhecer o projeto de luz solar, além de participar do Congresso Nacional da República da Coreia do Sul, conhecer a Universidade KAIST GCC e ainda visitar diversas empresas, entre elas a Forcebel que atua com um equipamento que faz a separação do lixo.

De acordo com o Gestor a motivação da viagem é o case da Coreia nos últimos anos. Wickert afirma que os municípios estão focados em conseguir conjuntamente um plano de resíduos e já estão trabalhando de forma consorciada no assunto, e por isso, a missão ao país asiático é vista como importante para conhecer o sistema das soluções alternativas. “Queremos conhecer os projetos que já estão funcionando e quem sabe conseguir trazer para a nossa região equipamentos importados da Coreia, que está com taxa de importação zero e fomenta através de seus bancos investimentos em outros países”, salienta.

Um dos principais projetos que Wickert quer conhecer é o da máquina que processa mais de mil toneladas de lixo. “Toda a nossa região unida não produz isso. Poderíamos unir mais de dois consórcios e conquistar este equipamento para conseguir um novo caminho para os resíduos que produzimos”, ressalta Wickert que afirma ainda que os projetos de energias renováveis utilizados pelos Coreanos também são de extremo interesse dos gestores gaúchos. “Há uma economia muito grande nestes processos. Hoje os municípios gastam muito mais do que arrecadam com o lixo e com a iluminação pública, por exemplo. Encontrar outras alternativas é bom para os governos quanto para os contribuintes”.

Wickert embarca na manhã da quarta-feira, 16, e retorna ao Brasil no sábado,26. As despesas da viagem serão pagas pelo Consórcio e durante o período em que estará fora, o Vice-Prefeito Celso Krämer irá comandar o Município.

PrevisãoPREVISÃO DO TEMPO
Venâncio Aires / RS

19/08/2017
14°C MIN 27°C MAX
20/08/2017
10°C MIN 20°C MAX
21/08/2017
5°C MIN 19°C MAX
22/08/2017
9°C MIN 23°C MAX
23/08/2017
13°C MIN 28°C MAX
24/08/2017
18°C MIN 31°C MAX
RECEBA OS INFORMATIVOS DA PREFEITURA
Mapa Localização:
Rua: Osvaldo Aranha, n° 634 - Centro
Atendimento Telefone para contato:
Atendimento Horários de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 08:00h às 12h00h e das 13:30h às 16:30h
Instar © Copyright Instar - 2006-2017.