Acompanhe-nos:

Acompanhe-nos:

Unidades Fiscais
UPM -3,99

› Prefeitura corre contra o tempo para zerar pedidos de iluminação pública

Uma das maiores demandas enfrentadas pela Administração Municipal é a iluminação pública. Imprescindível para segurança e qualidade de vida dos moradores, a iluminação é hoje o maior item das solicitações dos Venâncio-airenses. O setor de eletrificação da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, (SISP) recebe semanalmente cerca de 20 solicitações de melhorias ou troca de iluminação o que faz a lista de pedidos se aproximarem de 500 solicitações.

O problema da falta de lâmpadas e de melhorias é antigo. Há solicitações desde meados no primeiro semestre de 2016. A nova gestão recebeu o estoque zerado e com licitação vencida e agora corre contra o tempo para iniciar o roteiro de atendimentos à comunidade. De acordo com a Pregoeira do Município, Adriana Lopes Frederich, ontem, 19, foi homologado o pregão eletrônico que tem por objetivo a aquisição de material de iluminação. O próximo passo é enviar para as empresas os contratos para assinatura e após o retorno dos mesmos, liberar o empenho e a ordem de compra. Estes procedimentos devem durar aproximadamente uns 30 dias até que o material esteja à disposição do departamento.

Taxa de iluminação pública

O pagamento da contribuição de iluminação pública (CIP), anexada à conta de energia dos contribuintes, é uma taxa única no valor de R$ 10,70. De acordo com o engenheiro do setor de eletrificação, Adriano da Costa Freitas, este valor é destinado para cobrir serviços de manutenção, aquisição de materiais para o serviço de iluminação pública, máquinas e equipamentos e ainda para o pagamento da folha dos funcionários do departamento.

O valor da taxa cobre todo o parque de luminárias na cidade, no total de 9 mil 464 pontos. A CIP serve para que o munícipe tenha o direito de usufruir da iluminação pública noturna artificial, nas ruas e logradouros públicos por onde passa e não somente próximo a sua residência.

Cristiano Silva

selo
PREFEITURA VENÂNCIO AIRES
Rua: Osvaldo Aranha, n° 634 - Centro - Fone: (51) 3983-1000
contato@venancioaires.rs.gov.br

© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.
Horários de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 08:00h às 12h00h e das 13:30h às 16:30h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.