Acompanhe-nos:

Acompanhe-nos:

24/08/2016
› Equipe da SME de Venâncio traz lições de Seminário de Educação Infantil, em São Paulo

Durante os dias 10 a 12 de agosto gestoras do município de Venâncio Aires, participaram do IV Seminário do Programa de Educação Infantil (PEI) e de exposições envolvendo projetos de educação e saúde. O  Seminário aconteceu em São Paulo, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. A coordenadora da Educação Infantil Miriam Beatriz Röhsler dos Santos, a professora da equipe da Educação Infantil, Lisandra Pfeifer Scholz e a nutricionista Josiane Pereira Pacheco representaram Venâncio Aires através dos projetos Brincar/Cultura Escrita e Gestão para a Saúde e o Bem-Estar.

O programa de formação é uma parceria entre o Banco Santander e o Instituto Avisa Lá e contempla 20 cidades de todo território brasileiro, sendo apenas quatro do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo a formação dos profissionais, qualificando o atendimento das crianças de 0 a 5 anos inseridas em creches e pré-escolas da rede pública dos municípios parceiros. A viagem a São Paulo permitiu que as formadoras trocassem experiências com os demais municípios participantes e que traçassem novos rumos para o restante das ações desenvolvidas pelo projeto. Este programa tem término previsto para julho de 2017.

Em 2016 as ações já realizadas pelo município, no eixo saúde e bem-estar, contemplaram o aperfeiçoamento do self service na alimentação das crianças; e a estética dos refeitórios. A sensibilização para estas ações partiu da confecção de um livro de receitas com o título de “Comida de Alma”, tema de uma das formações realizadas. Estes livros foram expostos pelos municípios durante o evento paulista.

No eixo do Brincar/Cultura Escrita, foi contemplado o aperfeiçoamento dos espaços para a leitura. Estas ações foram realizadas pelos gestores e profissionais de Educação Infantil, partindo da reorganização dos espaços literários na sua escola. Durante o evento ocorrido em São Paulo, alguns municípios fizeram seus relatos, com os seguintes temas:

- “Ocupação Criança: ressonâncias da formação na escola” - Itapevi

- “O uso do aplicativo de celular a favor do intercâmbio de boas práticas” - Brumadinho

- “A ética dos cuidados na formação continuada dos professores” - Guarapari

- “Livros nas mãos de todos: crianças e bebês” - Ourinhos

- “Experiência da Feira Literária” - São Domingos do Maranhão

Em seguida, houve a participação das coordenadoras Renata e Lili que fizeram a abordagem do tema: “Leitura: o que fazer antes, durante e depois?”. Já a palestrante Cristiane Pelissari abordou o tema: “Ler e escrever com sentido e significado desde os primeiros traços”.

Além do seminário, as professoras conheceram a biblioteca Parque Villa-Lobos em São Paulo, um local de 4 mil m² e mais de 15 mil títulos, com o objetivo de observar o espaço literário.

PrevisãoPREVISÃO DO TEMPO
Venâncio Aires / RS

22/11/2017
IUV = 12.0
16°C MIN 24°C MAX
23/11/2017
16°C MIN 28°C MAX
24/11/2017
IUV = 10.0
17°C MIN 31°C MAX
25/11/2017
17°C MIN 29°C MAX
26/11/2017
13°C MIN 27°C MAX
27/11/2017
14°C MIN 30°C MAX
RECEBA OS INFORMATIVOS DA PREFEITURA
Mapa Localização:
Rua: Osvaldo Aranha, n° 634 - Centro
Atendimento Telefone para contato:
Atendimento Horários de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 08:00h às 12h00h e das 13:30h às 16:30h
Instar © Copyright Instar - 2006-2017.