Acompanhe-nos:

Acompanhe-nos:

04/08/2016
› Encontro apresentações soluções contra alagamentos em Vila Arlindo

A Prefeitura de Venâncio Aires vai realizar obras que visem resolver os problemas de alagamentos ocorridos em Vila Arlindo, no interior do município. A definição veio durante audiência pública realizada na noite desta quarta-feira, 3, na sede comunitária do 7º Distrito. O secretário municipal da Agricultura, Anduir Lenhardt, responsável por liderar o encontro, declarou que o início das melhorias está previsto para a primeria semana do próximo mês de setembro.

Os estudos para apresentar resoluções foram feitos através de mapeamento e visitas ao local. O processo foi conduzido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do analisa ambiental Maurício Knack de Almeida, da bióloga Daiane Haas e do engenheiro de minas Fernando Cardoso. Eles mapearam seis pontos em que há maior propensão a alagamentos em dias muito chuvosos, motivados por aspectos naturais e pela intervenção humana. Os dois locais mais críticos encontram-se na estrada-geral de Vila Arlindo.

As alternativas apontadas para estancar o problema, que causa transtornos na circulação dos moradores em dias de precipitação intensa, contemplam a instalação de novos bueiros e substituição e desobstrução dos antigos. O desassoreamento pontual de córregos também será executado para solucionar a demanda. A implantação de levantes nos pontos mais alagadiços está inicialmente descartada, conforme deliberação conjunta dos moradores e dos representantes do Executivo presentes ao encontro. Os moradores solicitaram um incremento já realizado, contemplando nova sanga próxima à escola Pedro Benno Bohn, apontada pela população como possível causadora de alagamentos.

A audiência pública foi prestigiada por 35 moradores de Vila Arlindo, ciceroneados pelo presidente da comunidade, Arno Fischer. Por parte da Prefeitura, estiveram presentes o secretário Lenhardt, o secretário-adjunto da Agricultura, Rui Délsio Schwinn, a secretaria municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos, Deizimara Souza, o engenheiro civil da Secretaria Municipal do Planejamento, Adilson Stertz, e o analista ambiental Maurício Knack de Almeida.

Texto: Geferson Kern

RECEBA OS INFORMATIVOS DA PREFEITURA
Mapa Localização:
Rua: Osvaldo Aranha, n° 634 - Centro
Atendimento Telefone para contato:
Atendimento Horários de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 08:00h às 12h00h e das 13:30h às 16:30h
Instar © Copyright Instar - 2006-2017.