Acompanhe-nos:

Acompanhe-nos:

05/07/2016
› Município e ONG Amigo Bicho juntos pela proteção aos animais

A Prefeitura de Venâncio Aires e a organização não governamental (ONG) Amigo Bicho oficializaram nesta terça-feira, 5, parceria pela proteção e cuidados com animais domésticos. O convênio prevê o repasse à entidade de R$ 32 mil, em recurso oriundo da União, através da Vigilância Epidemiológica e Ambiental. O objetivo é operacionalizar o controle populacional de animais e reduzir o risco de zoonoses, através de tratamento veterinário e disponibilização de cães e gatos para adoção por novos tutores.

O ato contou com a presença do prefeito Airton Artus, da presidente da ONG, Naís Andrade, e dos secretários municipais Celso Artus (Saúde), Leandro Pitsch (Administração) e Mara da Silva (Meio Ambiente e Geral de Governo). O montante auxiliará no resgate e encaminhamento para tratamento veterinário de 40 animais por mês, entre caninos e felinos, bem como para a realização de 14 castrações mensais. O trabalho é efetuado através dos cerca de 150 voluntários que atualmente estão associados à Amigo Bicho.

A representante da entidade agradeceu ao poder público municipal pelo apoio prestado. Naís declarou que o valor será fundamental para que a ONG mantenha suas atividade e busque novos lares para os pequenos animais. Ela destacou a importância da castração, para evitar a procriação indevida de cães e gatos e facilitar a busca por um novo lar, já que a predileção das pessoas é pela adoção de animais castrados. “Em média, de cada 10 animais de rua, somente um consegue um novo lar”, disse a presidente.

Segundo a dirigente, o repasse financeiro amplia o trabalho em prol dos animais que já vem sendo desempenhado na Capital Nacional do Chimarrão. Naís destacou que o Conselho Municipal de Proteção Animal está em pleno funcionamento. Para o futuro, a ONG projeta ampliar este trabalho num próprio Centro de Proteção Animal (CPA). O prefeito Airton Artus aproveitou o ensejo para parabenizar a Amigo Bicho e destacar que uma um prédio para efetivar o CPA está planejada para a antiga área da Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), às margens da RSC-287.

CONTATO

Os interessados em contatar ou fazer parte da ONG Amigo Bicho podem procurar a entidade via internet, pelo e-mail amigobichovaires@gmail.com ou através da fan page www.facebook.com/amigobicho.venancioaires. O contato para quem encontrar animais na rua em situação de risco pode ser feito com o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193. Já denúncias de maus tratos podem ser feitas à Brigada Militar, pelo número 190, ou Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do telefone 3983-1034.

Texto e foto: Geferson Kern

PrevisãoPREVISÃO DO TEMPO
Venâncio Aires / RS

22/11/2017
IUV = 12.0
16°C MIN 24°C MAX
23/11/2017
16°C MIN 28°C MAX
24/11/2017
IUV = 10.0
17°C MIN 31°C MAX
25/11/2017
17°C MIN 29°C MAX
26/11/2017
13°C MIN 27°C MAX
27/11/2017
14°C MIN 30°C MAX
RECEBA OS INFORMATIVOS DA PREFEITURA
Mapa Localização:
Rua: Osvaldo Aranha, n° 634 - Centro
Atendimento Telefone para contato:
Atendimento Horários de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 08:00h às 12h00h e das 13:30h às 16:30h
Instar © Copyright Instar - 2006-2017.