Acompanhe-nos:

Acompanhe-nos:

16/06/2016
› Complexo de saúde do bairro Cruzeiro receberá primeira academia pública ampliada do município

O complexo de saúde do bairro Cruzeiro será a sede da primeira academia pública de saúde do tipo ampliada de Venâncio Aires. A praça voltada à prática de exercícios físicos ficará na esquina das ruas Voluntárias da Pátria e Olivar José dos Santos, no mesmo local que sedia a UPA 24 horas e a unidade de saúde dotada de Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) do bairro. O projeto foi apresentado na última semana pela assessora da Secretaria Municipal do Planejamento, a arquiteta Simone Becker Rech, e pelo Engenheiro Civil da pasta, Marco Aurélio Born Holz, ao prefeito Airton Artus e aos secretários municipais Deizimara Souza e Celso Artus.

A academia ampliada será construída com recurso de R$ 180 mil, proveniente de convênio com o Ministério da Saúde, com contrapartida da Prefeitura. A área total a ser ocupada será superior a dois mil m², onde serão instalados até 23 equipamentos de ginástica ao ar livre, incluindo específicos para portadores de necessidades especiais. A estrutura vai dispor de salas de vivência e orientação, sanitários, espaço de vivência coberto para prática de yoga e atividades similares, pergolado, área livre para atividades físicas, tabuleiro de xadrez gigante, mesas para jogos variados de tabuleiro e estruturas de apoio.

A estrutura se destaca das demais academias ao ar livre e de saúde já implantadas pela Prefeitura, na cidade e interior, pelo considerável tamanho de área construída e amplo espaço a céu aberto, que possibilitam maior e melhor atendimento ao público. Junto à academia, a Prefeitura vai construir, com recursos próprios, playground com brinquedos interativos e pedagógicos, destinados às crianças que acompanham os pais nas atividades físicas. Também será reservado espaço para cultivo de horta comunitária, onde os usuários do CAPS-AD e a comunidade em geral possam plantar e consumir a produção.

PAISAGEM E ACESSO VALORIZADOS

Segundo Simone Becker, o trabalho paisagístico está sendo elaborado de forma que valorize a natureza, com ampla variedade de folhagens, flores e arbustos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai prestar apoio para a definição das espécies mais adequadas. A arquiteta destaca também as possibilidades de acessibilidade por toda a população, com a previsão de aplicação de piso tátil, inclinações e rampas adequadas que ligam a todos os atrativos.

Devido à localização em área populacional estratégica, em rua asfaltada e nas proximidades da RSC-453, a academia de saúde ampliada será facilmente acessada por toda a população. O espaço irá dispor de estacionamento para carros e motos e espaço especialmente pensado para as pessoas que irão se deslocar ao local com bicicletas.

O prefeito Airton Artus aprovou o projeto e destacou sua importância como ferramenta de saúde física e mental. Artus citou que a área do bairro Cruzeiro torna-se cada vez mais multidisciplinar na área da saúde, recebendo, com a nova academia, um ganho substancial na área de saúde preventiva. A data de início das obras da nova academia depende da aprovação do projeto e a consequente liberação dos valores pelo Ministério da Saúde.

Texto: Geferson Kern

RECEBA OS INFORMATIVOS DA PREFEITURA
Mapa Localização:
Rua: Osvaldo Aranha, n° 634 - Centro
Atendimento Telefone para contato:
Atendimento Horários de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 08:00h às 12h00h e das 13:30h às 16:30h
Instar © Copyright Instar - 2006-2017.